Sintsep/MS realiza reunião da DCE com foco no enfrentamento à Reforma Administrativa
30 de Junho de 2025 às 10:47

No último sábado (28), o Sintsep/MS promoveu a 5ª reunião da Diretoria Colegiada Estadual. O encontro, que ocorre a cada três meses em Campo Grande, foi realizado em formato ampliado, reunindo diversas entidades representativas do funcionalismo público das esferas federal, estadual e municipal, com o objetivo central de debater os impactos da retomada da Reforma Administrativa no Congresso Nacional.
Foram convidados para o debate, lideranças importantes do movimento sindical como Dilma Gomes, presidenta da Fetam-MS (Federação dos Trabalhadores Municipais de Mato Grosso do Sul) e secretária-geral da CUT/MS; Lucivaldo Alves dos Santos, dirigente da FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior); e Adriane Mayer, coordenadora-geral do Sista-MS (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado). Também participaram dirigentes de base do INSS, Incra, IPhan, pensionistas e demais lideranças da categoria.
O principal ponto de pauta foi o avanço da proposta de Reforma Administrativa no Congresso, conduzida por um grupo de trabalho com intenção de acelerar o processo ainda no mês de julho. A avaliação dos participantes é de que a proposta representa sérios riscos à estabilidade, às formas de ingresso e à estrutura do serviço público nas três esferas de governo. Segundo o secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, presente na reunião, a união entre as entidades será essencial para impedir retrocessos.
Além da discussão sobre a reforma, a reunião também abordou questões internas da entidade. Foram debatidos o projeto da Gacen, atualmente em formulação; mudanças no decreto que trata das atribuições dos técnicos do Seguro Social do INSS, além de temas ligados ao meio ambiente e à organização da Plenária Estadual do Sintsep/MS, previsto para dezembro. Outro ponto discutido, foi a participação do sindicato em um Seminário no próximo dia 8 de julho, em Brasília, organizado pela Frente em Defesa do Serviço Público, no Congresso Nacional.
Ao final do encontro, as entidades representativas das três esferas do serviço público (municipal, estadual e federal), consensuaram em realizar uma nova reunião, marcada para o dia 3 de julho, com o objetivo de articular estratégias conjuntas contra a proposta de Reforma Administrativa.